Cultura
10 anos (e mais) de Rock‘n’Law
O Rock’n’Law é uma iniciativa promovida por um grupo de Sociedades de Advogados que organiza, anualmente, um concerto solidário que visa angariar fundos para projectos de cariz inclusivo e de solidariedade social. Conta com mais de 10 anos de existência e 12 edições a ajudar quem mais precisa.
O evento conta com o Alto-Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, que reconhece, assim, a importância social do evento que, ao longo das 12 edições, já entregou mais de 700 mil euros para apoiar um total de 19 projectos de Solidariedade Social, com um impacto real na vida das pessoas ajudadas.
As bandas residentes que colaboram com este projecto são compostas por Advogados, na sua totalidade, pertencentes às várias sociedades que apoiam a iniciativa.
A primeira edição do Rock’n’Law realizou-se em 2009, e a causa escolhida foi a Casa de Protecção e Amparo de Santo António cuja missão tem sido a da maternidade desprotegida.
O apoio dado pela iniciativa permitiu a 15 mães realizar uma formação em Cozinha e Pastelaria, com o objectivo de abrir portas para o mercado profissional nestas áreas. Na altura foi possível integrar duas mães no mercado de trabalho e outras três como empregadas domésticas.
Em 2010 o apoio foi para a construção da Casa Claret, um espaço para acolher e acompanhar pessoas com necessidades específicas a nível social, psicológico e económico, com vista à sua autonomização e integração na comunidade. Este projecto foi pensado pelo Centro Comunitário de S. Sebastião, em Setúbal, e beneficiou de um contributo do Rock’n’Law na aquisição de um imóvel para o efeito.

Na edição de 2011 foram apoiadas duas causas.
Uma delas foi a Casa dos Rapazes, em Chelas. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social que acolhe rapazes entre os 8 e os 18 anos, provenientes de famílias desestruturadas. O apoio do Rock’n’law contribuiu para o arranque do projecto de construção da nova Casa dos Rapazes, vindo substituir a primeira estrutura que em 2005 sofreu um incêndio, tendo ficado inabitável. Actualmente a casa está erguida e a funcionar.
A outra causa foi a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA – Lisboa), que apoia pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e as que lhes são próximas, com vista à defesa dos direitos, melhoria da qualidade de vida e inclusão social destas pessoas. Os fundos angariados contribuíram parcialmente para a reparação do ginásio/sala polivalente das Instalações do Alto da Ajuda, um espaço fundamental para a inclusão social das pessoas com autismo. A banda desta associação foi também uma das que actuou no palco do Rock’n’Law nesse ano.

Em 2012 o Rock’n’Law apoiou um total de quatro instituições.
No caso da Cercioeiras o contributo foi para a aquisição de uma carrinha para a Unidade Residencial e Serviço de Apoio Domiciliário. Esta é uma Cooperativa de Educação e Reabilitação dos Cidadãos com Incapacidade, que integra, ajuda e reabilita jovens com deficiência, situada no concelho de Oeiras.
A Fundação Ferreira Freire é uma IPSS, que proporciona apoio, em várias vertentes, aos idosos de Portunho, Cantanhede. O apoio do Rock’n’Law contribuiu para a criação de uma ala para pessoas com Alzheimer, no lar da Fundação Ferreira Freire.
Outra das organizações apoiada em 2012 foi a Fundação Gil, conhecida do grande público como centro de acolhimento temporário para crianças que não têm possibilidade de regressar a casa após alta hospitalar. O contributo do Rock’n’Law foi para o projecto das Unidades Móveis de Apoio ao Domicílio (UMAD), unidades que prestam cuidados médicos a crianças que de outro modo teriam que continuar internadas, e permitiu o alargamento do número de crianças acompanhadas pela UMAD no Porto.
Foi também apoiada a Associação Portuguesa da Síndrome de Asperger, que apoia e integra doentes com SA, favorecendo as condições para uma vida autónoma e mais digna. O apoio do Rock’n’Law contribuiu para a construção da cozinha da “Casa Grande”. A cozinha era uma parte importante do projecto, uma vez que permitiu colocar em funcionamento o Serviço de Refeições da Casa, com o objetivo de garantir a sustentabilidade financeira do projecto.
A quinta edição do evento contribuiu também para apoiar quatro instituições diferentes.
Uma delas foi a Casa do Povo em Curral de Freiras, Madeira. Com o apoio do Rock’n’Law foram realizadas obras de melhoramento na cozinha e no salão de refeições, com o objectivo de aumentar o número de refeições confeccionadas, tentando abranger um maior número de idosos e famílias carenciadas, apostando ainda na confecção de compotas e doçaria típica.
Foi também apoiado o Grupo de Acção Social do Porto (G.A.S. Porto), que presta apoio regular a várias associações de solidariedade social do Grande Porto. O contributo do evento apoiou no diagnóstico das condições de habitabilidade e a condição social de 50 idosos e interveio na melhoria das condições de habitação, segurança, conforto e acessibilidade de 25 habitações.
A CERCICA (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais), uma das causas escolhidas em 2013, existe para promover a qualidade de vida e a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e incapacidades. O contributo foi no sentido da criação de um espaço adequado a pessoas a partir dos 45 anos, que precisam de um espaço próprio que proporcione um serviço inovador e as condições necessárias à promoção da qualidade de vida e ao retardamento do seu envelhecimento precoce.
O Centro Social Paroquial de São Nicolau conseguiu alargar o projecto “Mais Proximidade, Melhor Vida”, a mais 30 pessoas idosas da Freguesia de Santa Justa. Este projecto, que mais tarde passou a associação pretendia dar um acompanhamento personalizado para combater a solidão e isolamento físico dos idosos.
Em 2014 a causa apoiada foi a Re-Food que resgata comida condenada ao lixo mas em perfeitas condições, transformando-a em milhares de refeições para alimentar quem mais precisa. Com o apoio do Rock’n’Law a Re-Food abriu 20 novos núcleos, multiplicando a sua capacidade de resposta em cinco vezes: 3750 voluntários, 900 000 refeições por ano, apoiando 4225 beneficiários.
No ano de 2015 foi escolhida a Associação de Mulheres contra a Violência (AMCV), cujo objectivo é a promoção dos Direitos das Mulheres, Jovens e Crianças. Com o apoio do Rock’n’Law foi possível a reabilitação de duas casas abrigo da Associação, que acolhem um total de 32 utentes.
Na oitava edição (2016), foi apoiada a BIPP, Instituição Particular de Solidariedade Social, e mais concretamente o projecto SEMEAR, um programa integrado de formação e capacitação socioprofissional de jovens adultos com necessidades especiais, no sector agrícola e actividades relacionadas. O apoio do Rock’n’Law ao SEMEAR possibilitou integrar socio-profissionalmente 15 jovens adultos numa unidade agrícola sustentável.
O ano de 2017 foi marcado pelo apoio à AEIPS – Associação para o Estudo e Integração Psicossocial. O seu projecto Casas Primeiro proporciona casas a pessoas com doença mental em situação de sem abrigo e apoia o seu processo de reintegração activa na sociedade. O Rock’n’Law conseguiu angariar 70 mil euros, o que permitiu que mais 25 pessoas pudessem usufruiu do programa Casas Primeiro.
Em 2018 a organização do Rock’n’Law escolheu apoiar a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL). Foi fundada em Janeiro de 2002 por iniciativa de um conjunto de doentes que sobreviveram a patologias do foro Hemato-Oncológico e de um grupo de médicos do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG) de Lisboa, que os trataram. Um dos desejos da APCL era a criação, em Lisboa, da primeira Casa de Acolhimento para os doentes e seus familiares, a “Casa Porto Seguro”. Com os 110 mil euros angariados o Rock’n’Law ajudou de forma muito relevante a alcançar este objectivo.
A 11.ª edição do Rock ‘n’ Law angariou 81 mil euros em donativos para a Associação Nossa Senhora do Mar, na Zambujeira do Mar, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com duas valências: Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. O montante entregue a esta associação alentejana permitiu apoiar a construção de uma nova sala para actividades de animação e integração sociocultural dos idosos deste centro de dia e melhorar seu conforto, segurança, bem como os serviços prestados pela Associação.
A edição de 2020 do Rock’n’Law, que se realizou em modo virtual, angariou cerca de 47.450 euros para a União Audiovisual, apoiando artistas e a cultura e todos os profissionais do meio. A Associação União Audiovisual surge no contexto da pandemia por COVID-19, para apoiar os vários profissionais que ficaram sem trabalho, recolhendo e distribuindo bens alimentares em exclusivo para quem trabalha no meio audiovisual.
A data e formato de realização da edição de 2021 é ainda uma incógnita. Com a continuação da situação pandémica, a organização do Roc’n’Law adianta que ainda não tem uma decisão tomada. “É provável que o evento só ocorra no último trimestre do ano e, obviamente, se a situação pandémica o permitir voltaremos a organizar a habitual festa presencial. Esse é o nosso desejo, mas veremos se será possível”, refere o Dr. Francisco Proença de Carvalho, membro da banda residente Heróis del Despacho e sócio da Uría Menéndez Proença de Carvalho.
Sociedades de Advogados organizadoras do evento:
Abreu Advogados; CMS Rui Pena & Arnaut; Cuatrecasas; DLA Piper ABBC; F. Castelo Branco & Associados; Garrigues; Gómez – Acebo & Pombo; Linklaters; Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados; PLMJ Advogados; Sociedade Rebelo de Sousa & Associados; Sérvulo&Associados; Uría Menéndez Proença de Carvalho e Vieira de Almeida.


Saiba mais:
Números do Rock’n’Law:
Edições: 12
Projectos de solidariedade apoiados: 19
Sociedades de Advogados na organização: 14
Bandas participantes: 9
Valor angariado: 750 mil euros