Tem o CONSELHO DE FISCALIZAÇÃO OBRIGAÇÃO de contribuir para que a realidade da CPAS seja adequadamente transmitida aos Advogados/Beneficiários, de forma CLARA e TRANSPARENTE.
Por isso, e para isso, esta Candidatura ao CONSELHO DE FISCALIZAÇÃO é INDEPENDENTE de qualquer das listas candidatas à Direção da CPAS ou aos Órgãos da Ordem dos Advogados.
Não basta criticar.
É preciso agir.
Com coragem e ousadia, com verdade e isenção, e com visão consciente do que nos espera no futuro, esta candidatura compromete-se a:
I Cumprir escrupulosamente o fim para o qual o Conselho de Fiscalização foi criado: Fiscalizar;
II Atuar com completa isenção, não sendo da Direção uma extensão;
III Nunca justificar e caucionar decisões que, quer quanto ao modo, quer quanto à oportunidade, considere inadequadas; e
IV Não emitir opinião ou juízos de valor sobre matérias que extravasem as suas competências.
Para tanto, dará especial enfoque quanto à:
SUSTENTABILIDADE da CPAS:
V Esclarecer devidamente os Beneficiários sobre o estado real da CPAS, estando atenta para que a Direção promova, apresente e execute um verdadeiro Estudo de Sustentabilidade, no qual as premissas sejam cuidadosa e ponderadamente escrutinadas, e TODAS as despesas consideradas; e
VI Responder às dúvidas dos Beneficiários sobre a capacidade da CPAS para continuar a assegurar o pagamento de pensões e apoios aos Beneficiários, e por quanto tempo.
GESTÃO DO PATRIMÓNIO da CPAS e PRESERVAÇÃO do seu valor:
VII Fiscalizar rigorosamente os mandatos de gestão conferidos às instituições Bancárias por forma a impedir que os ativos mobiliários possam ser geridos de forma especulativa e com elevado risco;
VIII Promover que os investimentos imobiliários sejam suportados em estudos prévios que demonstrem, de forma inequívoca, a sua oportunidade e a sua racionalidade económica, em comparação com outros Ativos; e
IX Que as reavaliações anuais dos ativos imobiliários sejam efetuadas por mais do que uma entidade avaliadora, sendo tais valores registados nas Contas de acordo com os métodos adequados.
A necessidade e urgência de um controlo eficaz da gestão do património da CPAS é extraordinariamente importante para que os Beneficiários compreendam que os resultados positivos apresentados nos últimos anos advêm, exclusivamente, de movimentos contabilísticos, e não da gestão corrente que, sendo adequadamente realizada, tornará uma CPAS ROBUSTA e VIÁVEL.
É obrigação do Conselho de Fiscalização evidenciar estes factos.
E todos os demais que considerar enquadrados no âmbito da sua atuação.
Com EFICÁCIA, RIGOR e TRANSPARÊNCIA.
O que faremos.
Pois QUEM QUER VAI, QUEM NÃO QUER MANDA!
Estamos num momento crucial para a afirmação da CPAS, como um verdadeiro garante da independência dos advogados.
Transparência, rigor, sustentabilidade e eficácia são valores que inspiram esta candidatura.
Da sua observância depende a viabilidade da CPAS.
O Mandatário
Ricardo Sá Fernandes
Advogado CP 4142L, Beneficiário 7000
QUEM QUER VAI,
QUEM NÃO QUER MANDA!
Esta candidatura ao Conselho de Fiscalização da CPAS não foge às suas responsabilidades: Está presente. Não abandona a luta.
Trabalhará, lealmente, com qualquer das candidaturas à Direcção da CPAS que venha a ser eleita, mantendo absoluta independência, como é e será sempre a sua prática. Os candidatos Drª Isabel da Silva Mendes e Dr. Luís Nuno Perdigão que se apresentam ao sufrágio, são contribuintes Beneficiários, com intervenção e acompanhamento da actividade e gestão da CPAS desde há muito, participando nas suas assembleias e reuniões do Conselho Geral, intervindo, apresentando propostas, com rigor e conhecimento, fundamentadamente, com vista a uma acção mais solidária, tendo também, no seio da O.A., intervenção na Formação, e Vogal em dois triénios do órgão jurisdicional.
Com esperança no voto de todos os que não desistem da CPAS, lutamos com independência pelos direitos de todos, sem qualquer identificação.
Jerónimo Martins
Membros da LISTA AA
Membro Efectivo
1 Isabel da Silva Mendes
Membro Suplente
2 Luis Nuno Perdigão
Mandatário
3 Ricardo Sá Fernandes
Quem quer vai, quem não quer manda!
Email: aa.listaconselhofiscalizacao@gmail.com
Facebook: isabel.dasilvamendes