
A presente candidatura pretende ser congregadora, chamando à Ordem dos Advogados, os Colegas das diferentes faixas etárias, devolvendo-lhes, o orgulho e a honra em serem advogados(as).
Daí o nosso slogan, revelador do nosso sentimento pela nossa profissão, e o desafio de, sem vergonha, sem intimidações, mas com muito orgulho e convicção, afirmarmos de viva voz, EU SOU ADVOGADO (A).
Chamados a eleger os nossos representantes nos diferentes Órgãos da Ordem dos Advogados, decidimos apresentar aos nossos pares, uma proposta de candidatura.
Quisemos, com isso, garantir pluralidade e vivacidade à nossa Ordem e propor aos Colegas, o desafio de relançar a advocacia e o advogado, na nossa sociedade.
Não vamos insistir no elencar dos já identificados problemas apontados à nossa profissão, como sejam, o acesso ao direito, a procuradoria ilícita, os actos próprios dos advogados, as preocupações dos jovens advogados, mas o que na realidade nos move, é o trabalho em busca de soluções que permitam a sua superação.
Queremos promover uma formação aos jovens advogados que complemente a sua formação inicial, menos académica e mais prática, com reforço da deontologia, colaborando no seu ingresso na profissão, com apoio nas suas primeiras intervenções, na disponibilização de espaço para contactarem os constituintes e na celebração de protocolos que lhes permitam aceder a condições preferenciais.
Pretendemos cooperar de forma próxima com a AJAM- Associação dos Jovens Advogados da Madeira, através dum contacto permanente, auscultando as suas preocupações e dificuldades, agindo de forma pronta e tendente a resolvê-las.
Garantir uma formação contínua, de qualidade, ministrada em horários compatíveis com os da nossa exigente profissão e incentivando o recurso às novas tecnologias de comunicação à distância.
Queremos igualmente incentivar a sociedade a recorrer ao advogado, numa lógica de advocacia preventiva, reconhecendo a importância do advogado na sociedade.
Daí que seja primordial garantir o respeito, a credibilização, a dignificação e a independência dos advogados, no seu papel de agentes da justiça, por exemplo, propondo que, no dia do Advogado, apenas sejam realizadas as diligências urgentes, permitindo a condigna celebração do nosso dia.
Cumpre-nos, trabalhar para que sejam reconhecidos e cumpridos os direitos que assistem à nossa profissão, entre outros, o acesso prioritário aos serviços públicos e a presença dum advogado em todos os atos em que o cidadão tenha os seus direitos em causa.
Garantindo que os demais órgãos da Ordem dos Advogados, terão em nós, um parceiro na defesa acérrima dos valores da advocacia e um aliado no combate aos flagelos que nos afetam, sempre na defesa intransigente dos interesses da advocacia e dos Advogados Madeirenses.
Faremos um acompanhamento permanente junto dos Colegas, com reuniões regulares, nos diferentes locais da Madeira e Porto Santo, para auscultação das necessidades e preocupações, específicas de cada uma das áreas geográficas.
Queremos que os Colegas, vejam na sua Ordem, mais do que um “ombro” amigo, que a sintam como um espaço e uma entidade a quem podem recorrer e de quem podem esperar o apoio necessário, que passe das palavras aos actos em verdadeira colaboração, garantindo a sempre falada dignidade da classe, e assim sempre dizer com orgulho
EU SOU ADVOGADO (A).

Membros da LISTA O
PRESIDENTE
1. Artur Jorge Baptista
VICE-PRESIDENTE
2. Clara Conde
VOGAIS
3. Filipa Torres Martins
4. José Ambrósio Jardim
5. Joana Abreu Ramos
6. Zita Sousa
Eu sou Advogado(a)
E-mail: listaeusouadvogado@gmail.com