| Neste espaço, pretende-se dar destaque às pessoas que fazem a Ordem funcionar, todos os dias, desde os elementos que constituem os seus vários órgãos, até aos funcionários e colaboradores. Esta rubrica também inclui os colegas que trabalham na rede de proximidade da Ordem, os seus Conselhos Regionais e Delegações. |
Em destaque, nesta edição, a Comissão Advogado 360⁰, cujos membros para o Triénio 2025-2027 tomaram posse a 10 de novembro. É presidida por Pedro Barosa e tem como vogais Dora Isabel Baptista e Ilídia Mendes.
A nova Comissão foi criada para dinamizar um conjunto de serviços para apoiar, modernizar e fortalecer o exercício da advocacia e foi desenvolvida através de ações estratégicas como:
- Reforço das plataformas internas da OA, com mais comunicação, mentoria e networking
- Protocolos com plataformas de gestão, automatização e recrutamento
- Rede de apoio multidisciplinar (informáticos, contabilistas, terapeutas, etc.)
- Formação jurídica, profissional e digital (IA, soft skills, CITIUS, Excel, etc.)
- Apoio na divulgação de alterações legais e regulamentares
Biografias e percursos dos membros
Presidente: Pedro Barosa
Natural de Lisboa, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Tem uma pós-graduação em gestão e direito de empresas pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e uma pós-graduação em psicologia forense e criminal pela UNICRI – United Nations Interregional Crime and Justice Research Institute (entidade pertencente à ONU, Turim, Itália) com dissertação final intitulada “The Significance of Emotional Intelligence to Trial Lawyers”.
Advogado há 20 anos, exerceu os primeiros 14 anos na PLMJ – Sociedade de Advogados, tendo transitado em 2019 para a Abreu Advogados, sociedade da qual é sócio e cocoordenador do departamento de Direito Penal, Contraordenacional e Compliance.
Apesar de se dedicar maioritariamente a processos judiciais de criminalidade económico-financeira, representando altos cargos da banca portuguesa, titulares de cargos políticos e grupos empresariais de relevo no panorama nacional, dedicou muito tempo do seu percurso a prestar apoio jurídico, a título pro-bono, a crianças vítimas de abusos sexuais.
Nos últimos anos tem também participado em várias palestras e conferências dedicadas à importância da inteligência emocional para os advogados de tribunal, é membro do Fórum Penal – Associação de Advogados Penalistas, foi vogal do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados para o triénio de 2023/2025.
É atualmente Presidente da Comissão Advogado 360.º, nomeado pelo Senhor Bastonário da OA e encontra-se a frequentar o 2.º ano de licenciatura de psicologia no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). É um homem de causas, mas também amante do desporto, de viagens e do campo. E defende, sobretudo, que deve haver vida para além do Direito.
Vogal: Dora Isabel Baptista
Licenciada em Direito desde 1998, advogada desde 2001, mestre em psicologia pelo ISPA acabou por desenvolver um particular interesse na gestão de pessoas e em desenvolvimento pessoal.
Graduada com Executive Masters pela Católica Lisbon School of Business and Economics em Leadership Development com especialização em gestão, o que lhe trouxe também importantes contributos para uma visão mais real do mundo, das pessoas e também do papel vital da advocacia junto dos cidadãos, sendo determinante numa sociedade que se quer democrática e plural.
Iniciou o seu percurso em advocacia individual, onde esteve durante nove anos e há cerca de dezasseis em prática societária particularmente nas áreas de Direito Bancário e Imobiliário assumindo presentemente a direção da sociedade que integra.
Foi vogal no Conselho regional de Lisboa da Ordem dos Advogados no triénio de 2022-2023 e Vice-Presidente do Conselho regional de Lisboa da ordem dos Advogados no triénio de 2023-2025.
Ao nível pessoal é adepta de desporto desde cedo, tendo praticado várias modalidades, sendo neste momento o Pilates e o Krav Maga os dois focos de equilíbrio, juntamente com a leitura e a meditação.
Apoia diversas causas humanitárias, prestou voluntariado na APAV e neste momento colabora e é voluntária mentora na Associação DNOVO.
Grata pela vida, sempre disposta a aprender mais, acredita que humanizar a advocacia, os negócios e a tecnologia é o caminho certo para agregar valor, sob o lema de que só com generosidade podemos crescer.
Vogal: Ilídia Mendes
Licenciada em Direito desde 1995, ingressou na Ordem dos Advogados em 1997, onde se encontra inscrita com a cédula profissional n.º 6555P. Desde o início da sua carreira exerceu advocacia em prática individual, mantendo escritório próprio na cidade de Barcelos.
O seu percurso institucional na Ordem dos Advogados começou no triénio de 1999-2002, durante o qual integrou os órgãos da Delegação de Barcelos como Vogal. Regressou em 2020, novamente como Vogal da Delegação de Barcelos, no triénio 2020-2022. Em 2022 foi eleita Presidente da Delegação de Barcelos para o triénio 2023-2025, mandato que renovou para o triénio 2025-2027.
Em 2025 passou também a integrar a Comissão Advogado 360, dedicada à promoção da saúde mental dos profissionais da advocacia, desempenhando as funções de Vogal no triénio 2025-2027.
Testemunho sobre a participação na Comissão
“Enquanto Presidente da Delegação de Barcelos, tenho procurado dar o meu contributo com dedicação, tempo e conhecimento para representar a Ordem de forma ativa e estar disponível para apoiar todos os Colegas. Este compromisso reflete o espírito que entendo essencial para a coesão e fortalecimento da nossa classe em todo o país.
Foi com enorme honra e sentido de missão que aceitei o convite para integrar a Comissão Advogado 360. Uma Comissão pensada para apoiar, modernizar e fortalecer o exercício da advocacia, promovendo a saúde mental dos advogados, o acesso a uma rede de apoio multidisciplinar e a igualdade de oportunidades para todos, independentemente do regime em que exercem a profissão.
A Delegação de Barcelos tem promovido regularmente seminários e conferências jurídicos na região, reforçando a ligação entre a advocacia e a comunidade local. Um exemplo paradigmático foi a iniciativa de fevereiro de 2024: reconhecendo que a saúde mental é uma preocupação transversal a todas as profissões jurídicas, organizámos as primeiras Jornadas da Saúde Mental, em colaboração com a Câmara Municipal de Barcelos e o Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados, evento que contou com a presença de mais de 150 advogados.
O objetivo da Comissão de permitir o acesso a uma rede de apoio com profissionais relacionados com a atividade dos advogados, nomeadamente a terapeutas e a outros profissionais nos cuidados do bem-estar e saúde está perfeitamente enquadrado nas nossas preocupações, nomeadamente na área da saúde mental.
Além disso, o programa da Comissão é dirigido a todos os advogados, principalmente em prática individual, mas também para os das pequenas sociedades e de empresa, numa lógica de igualdade de oportunidades para o exercício da profissão, seja qual for o regime em que o advogado exerce.
O facto de representar uma Delegação fora dos grandes centros urbanos, onde a maioria dos advogados trabalha em prática individual, reforça a nossa satisfação com a criação desta Comissão. Participar nela é ainda mais gratificante, pois acredito que será essencial para reduzir as diferenças existentes em relação às grandes sociedades e escritórios, promovendo igualdade de oportunidades e um exercício da advocacia mais justo e equilibrado a favor da Justiça.
A Comissão Advogado 360 representa para mim um compromisso genuíno com o bem-estar e a valorização da nossa profissão. Integrar esta Comissão é, acima de tudo, contribuir para que cada advogado, esteja onde estiver e sob qualquer regime, possa sentir-se apoiado e fortalecido. É uma honra poder fazer parte desta transformação que junta cuidados à saúde mental, suporte prático e igualdade de oportunidades, ajudando-nos a exercer com mais dignidade e equilíbrio o nosso papel ao serviço da Justiça”.


