Skip to main content

 

BLACK FRIDAY E CYBER MONDAY: CONSELHOS A SEGUIR

 

Os últimos dias de novembro, em cada ano, são sinónimo de duas efemérides importadas: a Black Friday (última 6ª feira de novembro) e a Cyber Monday (a 2ª feira seguinte, apenas para produtos vendidos online) dias em que as lojas e marcas fazem campanhas de descontos verdadeiramente aliciantes.

A vantagem é que pode ser o momento certo para fazer ‘aquela’ compra extraordinária a um preço mais acessível ou para encontrar boas soluções para as prendas do Natal mesmo à porta. A desvantagem é que nem sempre as campanhas e os descontos são muito claros e podem acabar numa situação de “o barato sai caro”. Veja como se proteger.

 

Monitorize os preços com antecedência

  • Se sabe que produto quer comprar durante a Black Friday, comece a monitorizar o preço desse artigo, pelo menos, um mês antes. Verifique se existe oscilação de preços uma vez que algumas lojas aumentam discretamente os preços dos produtos ao longo do tempo, de forma que, na altura da Black Friday, possam baixá-los.
  • Também deve comparar os preços dos vários produtos entre lojas. Existem diversas formas de verificar o histórico de preços, como sites que apresentam a evolução mensal, diária, etc. e outros que monitorizam o melhor preço entre lojas da mesma cadeia (como os sites de cada país de cadeias de retalho online).
  • Alguns vendedores propõem-se a igualar os preços mais baixos do mercado caso os consumidores lhes apresentem provas da prática de preços mais baixos, nos mesmos produtos, por outras lojas. Verifique as condições associadas, antes de comprar.

Não compre por impulso

  • Verifique a qualidade dos produtos antes de comprar. Os produtos em promoção podem prometer muito e cumprir pouco. Informe-se e leia sobre aqueles que lhe interessam, pois podem não corresponder ao que espera deles.
  • Os preços invulgarmente baixos podem aplicar-se a produtos que poderão ter sido devolvidos por outros consumidores ou ter algum tipo de defeito.
  • Pesquise-os também nos comparadores de sites fiáveis, onde encontrará os resultados de testes comparativos a centenas de produtos, como telemóveis, tablets, televisores e diversos eletrodomésticos.

Cuidado com as compras online

  • É muito fácil criar contas em redes sociais e mesmo sites para publicitar lojas fictícias ou vender produtos contrafeitos e pirateados. Os criminosos utilizam e-mails e anúncios falsos em redes sociais ou pesquisas para chamar a atenção do consumidor, através de grandes descontos.
  • Outra forma comum de engano, são as páginas de redes sociais anunciando que a loja/marca está em liquidação porque vai encerrar, daí os preços baixos. Verifique se o site existe, se tem um contacto e uma localização física que seja possível confirmar, etc.
  • Muitos consumidores disponibilizam informação pessoal e dados de cartões de crédito, entre outros, que podem ser indevidamente utilizados. Se vai efetuar compras online, evite colocar os seus dados pessoais em redes públicas de WiFi ou responder a e-mails de origem duvidosa.
  • Verifique sites como o Portal da Queixa e o Trustpilot, para confirmar se as lojas anunciadas (nas redes e/ou em sites próprios) existem mesmo e se foram alvo de queixas anteriores.
  • Também pode consultar, mas com cautela, os comentários/opiniões de outros utilizadores nas publicações da marca. Comentários que parecem muito básico e repetidos podem ser sinal de perfis falsos.

Conheça as políticas de compra e devolução

  • Conhecer as políticas de compra, troca e devolução é essencial.
  • Verifique se as regras de devolução se aplicam aos produtos comprados na Black Friday ou Cyber Monday, uma vez que podem existir regras especiais para a devolução de produtos nos períodos de promoções.
  • Há lojas que apenas aceitam trocas de produtos (p. ex., o mesmo produto num tamanho ou cor diferente) e não devolvem o dinheiro gasto ou, se o fazem, apenas em cartão/vale para fazer mais compras na mesma loja.
  • Se tiver comprado um produto com menos sucesso ou prestes a ser descontinuado, pode não conseguir efetuar uma troca, sequer. Por isso, tenha atenção redobrada a tudo o que compra, sobretudo artigos de tecnologia ou eletrodomésticos.

Procurar a ajuda de um Advogado

  • Se o pior acontecer e cair numa situação fraudulenta, procure aconselhamento jurídico.
  • Um Advogado pode ajudá-lo a escolher a melhor forma de abordar o problema, seja a exigir o cancelamento do negócio e a devolução do seu dinheiro, seja a elaborar/apresentar a competente queixa.

 

A Black Friday nasceu nos EUA da necessidade de as lojas escoarem os stocks e preparar a chegada dos produtos e novidades do Natal. Em Portugal, o conceito tanto é usado na forma original de promoção de um dia só, como se estende por mais alguns dias, ou semanas, antes ou depois.

 

 

×