Skip to main content

 

Em 2026, a Ordem dos Advogados celebra o seu Centenário. São 100 anos em defesa dos Advogados, da Advocacia, da Liberdade e do Estado de Direito. 100 anos como uma associação independente do poder político, defensora dos mais fracos e da legalidade. 100 anos de colaboração com os órgãos de soberania e os seus pares, e também de oposição.

Durante todo o ano de 2026, o Conselho Geral da OA irá promover um extenso Programa de Comemorações do Centenário da Ordem, com ações de norte a sul do país. O Boletim Digital da Ordem acompanhará este percurso com uma rubrica dedicada ao Centenário, dando destaque aos momentos mais marcantes da história da Advocacia, às figuras que a moldaram, e onde será possível consultar toda a informação sobre os eventos que celebram este legado inigualável.

 

Já está disponível a Agenda do Advogado 2026, edição especial comemorativa do Centenário da Ordem dos Advogados (1926-2026). Com design exclusivo e acabamento de excelência, esta edição alusiva aos 100 anos da Instituição celebra um século de história da Advocacia portuguesa, de compromisso com a Justiça, a ética profissional e a defesa do Estado de Direito – e inclui testemunhos de antigos Bastonários como Adelino da Palma Carlos e António Pires de Lima (ver caixa).

 

Bastonário Adelino da Palma Carlos, 1951-1956
Bastonário António Pires de Lima*
Ser Advogado é tocar as estrelas; é ter o direito de profligar todos os abusos, de afrontar todas as violências, de denunciar todos os crimes, de defender os oprimidos, os perseguidos e os fracos, de dar apoio aos que dele carecem, de pugnar pelo Direito – em cuja existência assenta a própria vida da Humanidade; é afinal, manter aceso o facho da legalidade, sem a qual o mundo se subverte na mais atroz confusão“.

A Ordem dos Advogados não pertence aos que preenchem os cargos dos respectivos órgãos, sejam estes nacionais ou regionais. A Ordem é de todos os Advogados”.

 * Editorial da 1ª edição do Boletim de 1999, após uma grande renovação que acontecera nesse ano.

 

Editada pela Ordem desde 2005 e disponível em dois formatos — tradicional e de bolso —, a Agenda do Advogado 2026 integra um planeamento diário de setembro de 2025 a janeiro de 2027, bem como os contactos atualizados de todos os órgãos da OA. Reúne ainda, numa única publicação de referência, prazos judiciais e tabelas práticas: taxas de justiça, juros legais e comerciais, honorários no apoio judiciário, taxas contributivas da Segurança Social e tabela prática do IRS.

Inclui igualmente as coimas aplicáveis a infrações tributárias, os endereços e contactos de tribunais, comissões de proteção de menores, estabelecimentos prisionais e julgados de paz, bem como informação útil sobre deslocações, ajudas de custo, unidade de conta e subsídios de transporte.

As agendas podem ser adquiridas online — com entrega em morada indicada, mediante pagamento de portes — ou presencialmente nos serviços do Conselho Geral. Em caso de levantamento presencial, o Departamento Administrativo contactará logo que a encomenda se encontre disponível.

Faça a sua pré-reserva até 06 de novembro

Dado o elevado interesse e procura pela edição especial da Agenda do Advogado comemorativa do Centenário da Ordem dos Advogados (1926-2026) — que esgotou em menos de vinte e quatro horas —, abrimos a possibilidade de pré-reserva para quem pretenda adquirir a mesma. Faça já a pré-reserva e garanta o seu exemplar da Agenda 2026. Prazo para pré-reserva – 6 de novembro

Formulário e condições de pré-reserva em: https://www.oa.pt/certi/agendadoadv/prereserva.aspx

 

Formatos e valores
Agenda de Bolso (13 × 18 cm) — 13,00 € Agenda Tradicional (18,5 × 25,5 cm) — 16,50 €

Condições:

·        Acrescem portes de envio.

·        AVISO: a pré-reserva não é a encomenda e não implica pagamento imediato.

 

 

×