“A geografia para nós, vale outro tanto como a história”
– Vitorino Nemésio
As eleições para o Conselho Regional são um tempo de escolha, olhando o futuro, sem deixar de fazer uma avaliação do passado.
A incerteza, as dificuldades económicas e sociais provocadas pelas sucessivas crises que o país e o mundo atravessam, agudizam a crise da justiça, que se reflecte na administração da justiça e nos problemas que todos os Advogados dos Açores conhecem, em resultado da sua actuação profissional.
Não é possível enfrentar os problemas da justiça e resolvê-los, em benefício dos cidadãos, sem contar com a opinião e a colaboração dos Advogados, em especial no caso dos Açores, em que a insularidade e a dupla insularidade provocam constrangimentos agravados, tanto na gestão de recursos humanos ou materiais nos Tribunais, como na administração do Sistema de Acesso ao Direito e aos Tribunais.
A Constituição consagra o papel insubstituível dos Advogados na aplicação da justiça. Não há Tribunais sem Advogados, nem justiça sem Advogados. À Ordem dos Advogados e aos Advogados compete defender o Estado de Direito, os direitos liberdades e garantias e colaborar na administração da justiça, como resulta do nosso Estatuto.
a voz dos Advogados açorianos deve voltar a ser ouvida na sociedade, nas suas diferentes instituições e pelos órgãos de governo próprio dos Açores nas questões respeitantes à administração da justiça
A nossa equipa combina juventude e experiência, vontade de trabalhar com capacidade de inovação, determinação com motivação.
Apresentamo-nos a estas eleições para o Conselho Regional dos Açores, com o propósito de fazer com que a voz dos Advogados açorianos volte a ser ouvida na sociedade, nas suas diferentes instituições e pelos órgãos de governo próprio dos Açores nas questões respeitantes à administração da justiça, com expressão em normas de direito regional ou em iniciativas legislativas a apresentar à Assembleia da República.
Faremos do diálogo uma estratégia de acção, também com as estruturas regionais de outras ordens profissionais, nas questões comuns quanto ao exercício profissional e com a Delegação Regional dos Açores da Associação de Jovens Advogados Portugueses.
Queremos fazer mais e melhor na área da formação presencial dos Advogados, em especial dos jovens Advogados, com formação de qualidade, em todas as ilhas, independentemente do número de Advogados em cada uma delas.
Vamos melhorar as formas de comunicação dentro do Conselho Regional, assegurando a auscultação de todos, num diálogo plural sobre as questões profissionais de administração da justiça.
Asseguraremos uma maior eficácia na gestão do Sistema de Acesso ao Direito e aos Tribunais, de modo a que os Advogados e os beneficiários tomem conhecimento, com brevidade, das decisões administrativas que recaiam sobre os seus processos.
Defenderemos, com firmeza, junto do Conselho Geral os interesses dos Advogados e dos Advogados-Estagiários inscritos no Conselho Regional dos Açores.
O nosso firme compromisso é com a Ordem dos Advogados, com a Advocacia e com os que procuram os Advogados para que seja feita justiça.
Juntos seremos mais capazes.
Unidos somos mais fortes.
COMPROMISSOS
- A voz dos Advogados açorianos deve voltar a ser ouvida na sociedade, nas suas diferentes instituições e pelos órgãos de governo próprio nas questões respeitantes à administração da justiça.
- Faremos do diálogo uma estratégia de acção, também com as estruturas regionais de outras ordens profissionais, nas questões comuns quanto ao exercício profissional e com a Associação de Jovens Advogados dos Açores.
- Queremos fazer mais e melhor na área da formação presencial dos Advogados, em especial dos jovens Advogados, com formação de qualidade, em todas as ilhas.
- Vamos melhorar as formas de comunicação dentro do Conselho Regional, assegurando a auscultação de todos, num diálogo plural sobre as questões profissionais e de administração da justiça.
- Asseguraremos uma maior eficácia na gestão do Sistema de Acesso ao Direito e aos Tribunais, de modo a que os Advogados e os beneficiários tomem conhecimento, com brevidade, das decisões administrativas que recaiam sobre os seus processos.
- Defenderemos, com firmeza, junto do Conselho Geral os interesses dos Advogados e Advogados-Estagiários inscritos no Conselho Regional dos Açores.
Membros da LISTA H
PRESIDENTE
1. Pedro Bettencourt Gomes
VICE-PRESIDENTE
2. Cristina Fantasia
VOGAIS
3. Dora Cabete
4. Vítor Soares
5. Carolina Carreiro
6. Sérgio Pinto
Um Novo Tempo
E-mail: pbgomes-125a@adv.oa.pt
Tel.: 296 629 348