QuiosqueAnteriorSeguinte

Actualidade Quem Disse

“A Justiça tem de se tornar mais barata e eu diria até de se tornar adequada no sentido de que todo e qualquer cidadão possa defender os seus direitos nos Tribunais. Se todos estão de acordo, a pergunta que temos de fazer neste ano é ‘para quando?’, porque não há sequer tomadas de posição diferenciadas de uns partidos para outros. Todos estão de acordo e os profissionais também.”
Guilherme Figueiredo

1 de Abril de 2018
In Diário de Notícias

“Uma das ilusões muito divulgadas socialmente é a de que os Tribunais têm como obrigação fazer justiça. Não é verdade. A Constituição atribui-lhes somente a ‘competência para administrar a justiça em nome do povo’. E como se administra a justiça em nome do povo? É simples: aplicando as leis que o povo aprovou.”
Francisco Teixeira da Mota

16 de Março de 2018
In Público

“Podemos, de quando em vez, não ter a consciência da profunda herança deixada pelos árabes na sociedade e na cultura portuguesa, mas ela foi e continua a ser muito importante.”
Marcelo Rebelo de Sousa
16 de Março de 2018
In Observador

“No planeta em que vivemos, os problemas e as esperanças são cada vez mais globais, digitais e complexas. Das alterações climáticas à economia, à segurança humana em sentido amplo. Para sobreviver, a humanidade terá de trabalhar em conjunto, está obrigada à cooperação compulsória. O mundo aspira pela inteligência da inclusão.”
Viriato Soromenho Marques
21 de Março de 2018
In Diário de Notícias

"O Estado judicializado não tem o sentido de justiça do Estado justo."
Rogério Alves

23 de Março de 2018
In Vida Económica

"Só pode violar o segredo de justiça quem conhece, e quem conhece é o Ministério Público, os Advogados, a polícia, os juízes também, funcionários. Quando se pergunta 'quem viola o segredo de justiça?', deviam-se levantar todos."
Pinto Monteiro
01 de Abril de 2018
In Diário de Notícias

"Não fizemos o suficiente para impedir que estas ferramentas fossem mal utilizadas […] Não tomámos uma medida suficientemente grande perante as nossas responsabilidades e foi um grande erro. Foi um erro meu e peço desculpa."
Mark Zuckerberg

10 de Abril de 2018
In Jornal de Notícias

“A revisão do Estatuto do Ministério Público, em fase de início de procedimento legislativo, constitui-se como um momento significativo para todo o sistema de justiça […] Importa, assim, a todos os cidadãos, e não somente ao Ministério Público, aos juízes, aos Advogados e demais profissionais da área da Justiça. Mas o que decididamente importa é a imperiosa necessidade que esta revisão se constitua como um necessário reforço da organização do Ministério Público para um cabal exercício das atribuições constitucionalmente atribuídas. O que implica uma recusa determinada de qualquer eventual e velada tentação de ‘subtis’ alterações que ponham em causa a autonomia do Ministério Público.”
Joana Marques Vidal

10 de Abril de 2018
In eco

“Devagarinho, bem devagarinho, estamos a começar a dar pela existência desta nação de cuidadores informais. Ao longo do ciclo da vida, a maior parte de nós intersectará essa nação, umas vezes como cuidador, outras como pessoa que recebe cuidados. O caminho é comum, diz respeito a todos. É um caminho desafiante, que vai exigir diálogo e compromisso. Mas, como todos os caminhos, só se fará caminhando.”
Alexandra Lopes

10 de Abril de 2018
In Público

"O Facebook é uma arma nuclear de destruição maciça."
Miguel Sousa Tavares

12 de Abril de 2018
In Diário de Notícias

“A Terra é azul. Como é maravilhosa, incrível! Povoadores do mundo, cuidemos dessa beleza, não a destruamos.”
Yuri Gagarin tornou-se no primeiro ser humano a viajar no espaço.
12 de abril de 1961

"Já não há paciência para gajos e gajas das religiões que matam."
Frei Fernando Ventura

19 de Abril de 2018
In TSF

"Muitos dizem: 'Ah, o regime caiu de podre.' Está bem, mas alguém teve de fazer aquilo ruir e esse alguém fomos nós." [25-04-1974]
Vasco Lourenço
24 de Abril de 2018
In Sapo 24

“Perante o caso judicial mais grave da nossa democracia e a falência bancária que mais dinheiro leva aos contribuintes [...] é um erro gravíssimo considerar que este caso é apenas um assunto judicial. É judicial, é político, é financeiro, cruza toda a nossa sociedade. A Justiça deve fazer justiça e os jornalistas devem fazer jornalismo.”
Ricardo Costa

24 de Abril de 2018
In Expresso

[O Presidente francês criticou o nacionalismo e o isolacionismo, descrevendo-os como uma ameaça à prosperidade global, e lembrou que há] “dois caminhos a seguir. Um e outro podem ser tentadores e podemos sentir-nos tentados a usá-los como um remédio temporário para os nossos medos. Mas fechar a porta ao mundo não vai parar a evolução do mundo. Isso não irá acabar com o medo dos cidadãos, antes inflamá-lo.”
Emmanuel Macron
25 de Abril de 2018
In Expresso