QuiosqueAnteriorSeguinte

Actualidade Quem Disse

“Nunca ninguém teve que lidar com tanta informação. Vivemos tempos em que todos os momentos são fragmentados, cheios de imagens, de informação. Os romances não podem continuar a ser confortáveis.”
Arundhati Roy

06 de Setembro de 2017
In Rádio Renascença

“A democracia é algo que se constrói todos os dias, não é um dado adquirido, vai contra a maioria dos impulsos humanos. Muitas pessoas preferem que lhes digam o que fazer, gostam de líderes autoritários. É preciso estar vigilante, senão a democracia morre, mesmo na América.”
Paul Auster

11 de Setembro de 2017
In Rádio Renascença

[Atento à situação de como os refugiados estão a ser recebidos na Europa.] “Tem mostrado pouca solidariedade e está a perder o sentido da sua própria história.”
D. António Francisco dos Santos
11 de Setembro de 2017
In Visão

“É uma profissão que exige total independência e total liberdade. Acho que o exercício de uma outra profissão, necessária e conceptualmente, pode prejudicar essa independência. Acho que no exercício da profissão de deputado, que é aquela que me perguntam mais vezes, em que, ainda por cima, se exercem funções legislativas, que é a área de excelência onde o Advogado trabalha, aí o potencial de conflito é enorme. Não basta sê-lo, é preciso parecê-lo. Portanto, acho que um Advogado não deve legislar.”
João Vieira de Almeida

12 de Setembro de 2017
In Advocatus

"O sistema fiscal português está cheio de incoerências, está cheio de buracos, é uma espécie de pedra-pomes, pouca densidade e muitos buracos, e exige uma espécie de armistício fiscal."
António Bagão Félix
08 de Outubro de 2017
Agência Lusa

"Aquilo que eu penso da Justiça disse-o noutro dia, no dia 5 de outubro: tudo o que seja a Justiça acelerar e, de alguma maneira, converter em prazos mais curtos aquilo que temos a noção de que é muito longo é bom."
Marcelo Rebelo de Sousa

11 de Outubro de 2017
In Expresso

“Faz sentido, num estado de direito democrático e social, que as custas judiciais ataquem de forma escandalosa a classe média […] Como sabemos, o apoio judiciário só está disponível para quem não pode de todo.”
Guilherme Figueiredo

11 de Outubro de 2017
In Diário de Viseu

"Nós não inventamos os processos, os processos surgem porque há participações, porque há documentos, e iniciam-se investigações porque é obrigatório iniciar perante um conjunto determinado de factos."
Joana Marques Vidal

12 de Outubro de 2017
In Diário de Notícias

[Incêndios de Pedrógão.] “É muita gente sem gente. Já o escrevi uma vez e é mesmo esta sensação. Filhos sem pais, pais sem filhos, mulheres sem maridos. Um pai sem mulher e filhas, é tão chocante. Gerações que acabaram.”
Nádia Piazza

12 de Outubro de 2017
In Jornal i

“Para a Ordem dos Advogados, é urgente ‘os inventários regressarem ao seu espaço natural, a saber, os Tribunais’ (Editorial http://boletim.oa.pt/oa-03/editorial), quando foi porque estavam bloqueados nos Tribunais que de lá saíram. Até poderá ser esse o caminho. Mas não podemos chegar à solução sem debate e sem que esse debate assente na pedagogia da avaliação. Já por várias vezes escrevi que é urgente endogeneizar o princípio da avaliação como instrumento central para a qualidade do debate e para a assertividade das políticas públicas. O passado mostra que a mera transferência do problema de uma instância para a outra nada resolve. E é sempre bom aprender com o passado.”
Conceição Gomes

13 de Outubro de 2017
In Público

[Revisão do Estatuto dos Magistrados.] "As dificuldades não devem impedir que seja quebrado o tabu e que comece o debate, política e intelectualmente rigoroso, para encontrar uma solução que permita, num prazo razoável, desatar este nó górdio da democracia."
Henriques Gaspar

13 de Outubro de 2017
In Diário de Notícias

“Será o Estatuto do Ministério Público capaz de adaptar o seu modelo de governo e de funcionamento às últimas transformações e exigências judiciárias, ou será apenas mais uma inutilidade?”
Maria José Morgado

14 de Outubro de 2017
In Expresso

“Está em causa o esgotamento deste modelo de protecção civil. Tem de haver outro tipo de intervenção, sempre com forças profissionais e com conhecimento. Por isso, propomos que se crie uma agência de gestão integrada do fogo, que reúna técnicos e conhecimento adequados para acompanhar as operações. Em Espanha, quando há um incêndio, o director é um engenheiro florestal que vive na zona afectada e sabe o que deve fazer. Cá, os bombeiros desconhecem o que foi feito no Inverno e é muito difícil estabelecer prioridades.”
João Guerreiro

16 de Outubro de 2017
In Expresso

“Se na Assembleia da República há quem questione a capacidade do actual Governo para realizar estas mudanças que são indispensáveis e inadiáveis, então, nos termos da Constituição, esperemos que a mesma Assembleia soberanamente clarifique se quer ou não manter em funções o Governo. Condição essencial para, em caso de resposta negativa, se evitar um equívoco. E de resposta positiva reforçar o mandato para as reformas inadiáveis.”
Marcelo Rebelo de Sousa

17 de Outubro de 2017
In RTP

"A Polícia Judiciária [...] tem um conhecimento aprofundado da malha territorial, dos interesses económicos associáveis à actividade do fogo; tem um trabalho único de composição do perfil sócio-psicológico do incendiário. Está hoje bem posicionada para assumir um papel central nos debates sobre o futuro que queremos ter, colocando esse conhecimento ao serviço da prevenção."
Francisca Van Dunem

20 de Outubro de 2017
In TSF

[A propósito do acórdão da TRP.] O Juiz “pode não ter as condições mínimas de especialidade […] A ideia de que o outro, neste caso a mulher, é inferior pertence tipicamente à violência de género.”
Guilherme Figueiredo

24 de Outubro de 2017
In Público Última Hora

“Ao atribuir o Prémio Sakharov à Oposição Democrática na Venezuela estamos a reafirmar o nosso apoio inabalável à Assembleia Nacional eleita democraticamente. E apelamos também à transição pacífica para a democracia, que o povo venezuelano pede desesperadamente.”
Presidente do Parlamento Europeu
26 de Outubro de 2017