QuiosqueAnteriorSeguinte

Registo Quem disse

“E todas as nomeações políticas para a Justiça deveriam ser completamente inquestionáveis…”

João Paulo Raposo
16 de maio de 2017
In Sábado

“Temos um problema de prioridades políticas. Quando o Ministério da Justiça tem 50% das suas receitas por força do Orçamento Geral do Estado [...] é evidente que estamos a olhar para a Justiça não como bem essencial."

Guilherme Figueiredo
20 de maio de 2017
In Diário de Notícias

"O problema da falta de confiança [na Justiça] é um problema fundamental das sociedades contemporâneas, e por isso eu tenho dito que não é bom que os profissionais no âmbito da Justiça imputem culpas uns aos outros, é importante que saibamos convergir na diferença, como é evidente, saibamos conseguir atingir aquilo que são matérias sobre as quais podemos ir acordando. Há um caminho a fazer."

Guilherme Figueiredo
20 de maio de 2017
In Diário de Notícias

“A cultura do Advogado não é favorável à delação premiada. Não tenhamos ilusões quanto a isso. Os Advogados são, por natureza, parciais. Parciais porque têm uma perspetiva que é a perspetiva do cliente.”

Guilherme Figueiredo
20 de maio de 2017
In Diário de Notícias

“O sistema de justiça português, pesem as suas conhecidas dificuldades organizacionais e estruturais, assenta em princípios de independência que têm conseguido, quase sempre, garantir as expectativas de objetividade e isenção que dele se esperam.”

António Cluny
23 de maio de 2017
In ionline

“Houve um juiz que me disse que trabalhava virado para a parede para não ver os processos” [acumulados].

Conceição Gomes, do Observatório Permanente da Justiça
28 de maio de 2017
In Público

“Quando vemos responsáveis políticos, protagonistas cimeiros da cena internacional, defenderem o hipernacionalismo, a xenofobia, a intolerância, a reação básica e populista perante os desafios deste tempo, temos de responder culturalmente e isso quer dizer de acordo com os princípios.”
“Culturalmente é dizer que é importante lutar por meios militares e de segurança contra ameaças vindas de fora, mas é muito mais não ceder à tentação de se ser securitário, de abolir a liberdade, de sacrificar a democracia, de pôr em causa princípios básicos da nossa vida comum."

Marcelo Rebelo de Sousa
30 de maio de 2017
In Diário de Notícias

“Eu disse aos Estados Unidos, desde o início, que a minha única condição para enfrentar um julgamento era poder explicar ao juiz as minhas razões. Curiosamente, foi a única exigência que recusaram.”

Edward Snowden
30 de maio de 2017
Conferências do Estoril

“Porque é que não se cria uma lei internacional de boicote comercial, industrial e financeiro com os países que não se adequam aos Estados de direito na luta contra a corrupção? Talvez fosse suficiente uma legislação internacional que travasse e impedisse os países offshore de terem relações comerciais com as democracias modernas.”

Antonio di Pietro
31 de maio de 2017
In O Jornal Económico

“Quero que imaginem o seguinte: pensem que uma das mulheres que continua mantida em cativeiro é a vossa mulher, mãe, irmã ou filha e está a ser usada como escrava sexual. O que fariam numa situação dessas?”

Fareeda Khalaf, jovem yazidi que conseguiu fugir do Estado Islâmico
31 de maio de 2017
Conferências do Estoril

“A corrupção sistémica é uma corrupção muito grave. Ela afeta toda a economia através da contratação pública, porque leva a maiores gastos públicos. Além da parte económica, a corrupção afeta a democracia, porque perturba a confiança entre governantes e governados. Se as pessoas pensam que a prática habitual é a prática criminosa, isso afeta a confiança na democracia. Por isso é fundamental que a sociedade civil se levante contra a corrupção sistémica.”

Sério Moro
31 de maio de 2017
In Observador

"A colaboração premiada cabe dentro do dever de cooperação e todos temos o dever de cooperar com a Justiça."

Paula Teixeira da Cruz
09 de junho de 2017
In CM - Debate sobre Delação Premiada

"Temos em Portugal o que é necessário, mas não funciona. Aquilo que está na nossa lei não funciona porque o legislador não quis que funcionasse."

Rui Cardoso
09 de junho de 2017
In CM - Debate sobre Delação Premiada

"Isto vai conduzir a um conjunto de coisas inevitáveis, como a musculação das medidas de coação."

Rui Patrício
09 de junho de 2017
In CM - Debate sobre Delação Premiada

"Estamos a falar de um indivíduo com medo das consequências e na mira de um benefício."

José António Barreiros
09 de junho de 2017
In CM - Debate sobre Delação Premiada