QuiosqueAnteriorSeguinte

Actualidade Quem Disse

"Nunca a Humanidade teve tanto poder sobre si mesma e nada garante que o vá utilizar bem, sobretudo se se considerar o modo como o está a fazer."
Papa Francisco

20 de Janeiro de 2018
In Diário de Notícias

“Os juízes julgam segundo as provas, julgam segundo os elementos que têm, julgam segundo a leitura que fazem da interpretação da lei, julgam segundo os critérios de valores que são valores proporcionais, e por vezes isso não é compreendido. […] os juízes têm de ter a coragem de enfrentar as multidões, ou as novas multidões que não estão já na rua.”
António Henriques Gaspar

21 de Janeiro de 2018
In Diário de Notícias

“Baixar as custas judiciais é um dos meus grandes objetivos, e estão espelhadas no Pacto da Justiça. Elas podem ser uma verdadeira negação da Justiça, porque são excessivas, levando muita gente a fugir dos Tribunais.”
Guilherme Figueiredo

20 de Janeiro de 2018
In Expresso

“Na abertura do ano judicial, a Senhora Procuradora-Geral da República referiu que é urgente a revisão do Estatuto do Ministério Público para o bom funcionamento desta magistratura. Pelos vistos, essa urgência ainda não chegou ao Terreiro do Paço.”
António Ventinhas

24 de Janeiro de 2018
In Sábado

[Na arte, no pensamento filosófico ou na ciência] “depende da possibilidade de associar elementos, estabelecer ligações entre pensamentos e imagens e entre imagens e ideias que anteriormente pareciam estrangeiras umas às outras”. Na invenção, “a imaginação dá um salto, conecta dois elementos afastados um do outro, e, bruscamente, a novidade acontece”.
José Gil

27 de Janeiro de 2018
In Público

“Vivemos num mundo um bocadinho paradoxal. Apela a que tenhamos sensibilidade à diversidade, mas ao mesmo tempo que esse mundo seja pensado com uma língua única, o inglês. Falar uma língua única também equivale a pensar com modelos pré-formatados.”
Maria de Jesus Cabral

27 de Janeiro de 2018
In Público

“A máquina burocrática de Bruxelas, e um conjunto de governos apoiados em sectores ‘europeístas’ ligados a importantes interesses de vários países, económicos e políticos, vai avançando com medidas que mudam o carácter da União, diminuem a independência e a soberania nacional e criam factos consumados que depois são impostos como práticas.”
Pacheco Pereira

28 de Janeiro de 2018
In Sábado

[Reino Unido está preparado para cortar radicalmente nos impostos a empresas estrangeiras para atrair grandes negócios e investimentos — a sugestão de fazer do Reino Unido um paraíso fiscal] "Vai ser uma desgraça. Entrar numa nova era de competição dura sobre questões de grande capital envolvendo empresas vai ser muito mau para o mundo ocidental."
Mário Giro

30 de Janeiro de 2018
In Expresso

"Não são centenas, nem milhares, mas milhões de crianças no Médio Oriente e no Norte de África a quem roubaram a infância, que foram mutiladas, traumatizadas, presas, impedidas de ir à escola [...] e privadas do direito mais básico, de brincar […] a protecção das crianças é prioritária em todas as circunstâncias, faz parte das leis da guerra."
Geert Cappelaere, diretor regional da UNICEF para o Médio Oriente e o Norte de África

05 de Fevereiro de 2018
In SIC Notícias

“A violação do segredo de justiça é um escândalo, e é crime. Ponto. A falta de energia e de resultados na investigação deste crime é uma vergonha. Ponto. A devassa obscena de operações judiciárias é inaceitável. Ponto parágrafo.”
Rui Patrício

05 de Fevereiro de 2018
In Jornal de Negócios

[Eutanásia] “Se deve ser feita apenas por médicos ou não? A minha opinião é que não, disse, admitindo também que a eutanásia possa ser feita por outras razões que não apenas médicas.”
Paula Teixeira da Cruz

03 de Fevereiro de 2018
In Jornal de Notícias

“Pessoas sem-abrigo são muitos mais milhares do que pensava.”
Marcelo Rebelo de Sousa

06 de Fevereiro de 2018
In Expresso

"As mulheres são a única maioria no mundo que é tratada como minoria."
Isabel Lousada

06 de Fevereiro de 2018
In TSF

“Os professores universitários são mal pagos relativamente ao resto da sociedade. A carreira de investigação é também extremamente mal paga, com muito poucas regalias, e, por conseguinte, a sociedade não vê os investigadores com os olhos que seriam necessários para promover a ciência, que é o que o país necessita."
Maria João Ramos

06 de Fevereiro de 2018
In TSF

“Um livro mau muitas vezes é um sucesso porque não a põe em questão a si mesma, nem ao leitor. Um livro fácil é como uma mulher ou um homem fácil, que me interessa a mim? Onde tudo é óbvio, onde tudo está à mostra, não me interessa nada. A mim, interessa-me o que é difícil.”
António Lobo Antunes

06 de Fevereiro de 2018
In Rádio Renascença

“O número de acções executivas vai baixar radicalmente […] Agora não se trata tanto de alterações legislativas, mas mais de ir desatando os nós. Com acessos a bases de dados, notificações electrónicas, interface de sistemas informáticos, no geral um conjunto de medidas que alteraram bastante o ambiente de trabalho.”
Francisca Van Dunem

07 de Fevereiro de 2018
In Expresso

“Para que serve a União Europeia? Porque estamos dispostos a investir neste modelo único de cooperação, democracia e desenvolvimento? Tal como não há omeletes sem ovos, não pode haver União sem democracia e respeito pela liberdade alheia. E se os inimigos da União não dormem, os que nela acreditam e estão a defendê-la terão de se manter acordados…”
Paulo de Almeida Sande

13 de Fevereiro de 2018
In Observador